Por Que os Esmaltes Decantam?



Essa dúvida surgiu nos comentários do meu último post aqui no blog e achei a questão bastante interessante, já que eu mesma tenho vários vidrinhos decantados e nunca procurei saber por que isso ocorre. Pesquisando na internet, descobri as causas e que isso não chega a ser um problema.

Big Universo, Colorama, Hits, Guga


Por que acontece?
Os pigmentos do esmalte nunca se misturam completamente ao verniz. Isso é chamado de suspensão: mistura de compostos caracterizada pela formação de duas ou mais fases. Nesse caso, quando deixamos o vidrinho por muito tempo na mesma posição, a gravidade faz com que o verniz e os pigmentos se separem, formando 2 fases. Assim, normalmente, o verniz fica na parte superior do vidrinho e os pigmentos se acumulam no fundo. E não pense que isso ocorre só com esmaltes nacionais!

Mavala, Revlon, Color Club


Por que o vidrinho fica branco?
O dióxido de titânio é o pigmento branco utilizado na composição dos esmaltes. Sua densidade é bastante alta (como se ele fosse mais pesado) e quando você não mistura o esmalte com frequência, o pigmento branco é o primeiro que se separa do verniz para se acumular no fundo do vidro.

Impala, Big Universo, Hits, Top Beauty, Derma Nail


É proibido usar esmaltes decantados?
Segundo a ANVISA, a validade dos esmaltes deve ser de 3 anos. Se ele decantou, mas ainda está dentro do prazo de validade, é possível continuar pintando as unhas com ele. Isso é completamente normal!

Ludurana, Guga, Dote, Ellen Gold


Se decantar, como faço para recuperar o esmalte?
Antes de usar o esmalte, basta sacudi-lo bastante para que os pigmentos se misturem novamente. Dependendo dos pigmentos utilizados, você precisará misturar pouco ou muito.


Como prevenir a decantação?
Alguns esmaltes gringos vem com bolinhas de aço que servem para misturar e evitar a decantação, como na foto acima. Você pode comprá-las aqui, mas pra você conseguir o efeito de forma mais caseira, basta colocar pequenos objetos de inox dentro do vidrinho, como parafusos de computador.







6 comentários:

  1. Achei muito legal a matéria. Porque as vezes isso acontece nos meus esmaltes e fico com medo e acabo jogando fora pensando "Meu Deus eu estraguei o meu esmalte?". Mas agora bom saber o nome deste fenômeno.

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que tudo esse post, to com váários esmaltes nessa situação viu =/
    Amei seu blog, ja te sigo!
    Tem post novo la no blog com dicas de make para levar na bolsa, dps vai lá! Beijos!
    (http://www.usomakeup.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, eu já tinha percebido que algumas marcas fazem mais que outras.bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Geovanna, isso sempre acontece com os meus Hits. mas na verdade, ocorre mais quando a densidade dos pigmentos utilizados são altas.

      Excluir
  4. Olá =)
    Muito interessante o post. Por acaso já tinha notado que alguns dos meus esmaltes tinham essas bolinhas, mas não sabia bem para que serviam ;)

    Beijinhos***

    ResponderExcluir
  5. Nossa Rubia postagem super interessante!
    Adorei! Ta de parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir