Como cuidar das queimaduras de sol



Sábado fui viajar pra um sítio e acabei perdendo meu protetor solar dentro da bolsa. Na preguiça de procurar, fiquei embaixo de um sol que nem estava tão forte, mas que foi o suficiente pra me deixar queimada e ardida nos ombros. Diante disso, procurei algumas dicas sobre o assunto e vou dividir com vocês!


Cuidados com as queimaduras

- Molhe um pano com água gelada e aplique sobre as queimaduras, isso ajuda a aliviar o desconforto (não são recomendados gelos ou bolsas)

- Tome banhos com água mais fria, se possível gelada

- Evite o uso de sabonete, bucha ou esponja, para não irritar e ressecar a pele

- Não volte ao sol, já que sua pele está mais vulnerável

- Acrescente aveia ou bicarbonato de sódio na água do banho para suavizar a pele, no caso de você ter banheira em casa. Aquela gosminha da Aloe Vera também pode ajudar a aliviar as dores e vermelhidão

- Passe o máximo de hidratante que puder, vale até colocar na geladeira pra ficar fresquinho

- Se a queimadura for muito séria, tome bastante água para não ficar desidratado

- No caso de formação de bolhas, não estoure ou retire a pele protetora


Esclarecimentos importantes

- Os Raios UVA não causam queimadura em doses pequenas, apesar de poder atravessar vidros de carro e janelas. O responsável pela queimadura é, na verdade, o UVB , mas os dois tipos de raios são capazes de provocar câncer de pele. Então use o protetor solar!

- A melanina é responsável pelo pigmento da pele e é determinada geneticamente. As pessoas mais branquinhas não produzem tanta melanina, ou seja, você pode ficar fritando no sol o dia todo que não ficará bronzeada, somente queimada.

A luz do sol rompe a camada mais grossa e forte da estrutura da derme, deixando-a fraca, fina, menos elástica e com aspecto enrugado e caído.








Um comentário:

  1. Óptimas dicas!! Sempre me perguntei o que fazer quando fico queimada do sol porque é sempre um incomodo por isso valeu ;)

    bjinhos***

    ResponderExcluir