Vantagens e Desvantagens de Fazer Alisamento Definitivo



Eu já faço alisamento no cabelo há 11 anos e, apesar de todas as desvantagens, acredito que as vantagens contam muito mais e eu nem me imagino mais sem a praticidade de acordar todos os dias com o cabelo lindo e liso (porque antes disso meu cabelo era indomável). Mas essa é uma decisão que precisa ser tomada depois de avaliar muito bem os prós e contras, já que depois de liso, não tem mais volta. 

O alisamento definitivo é bem diferente da escova progressiva, que vai saindo a cada lavagem. No procedimento definitivo, o cabelo permanece liso para o resto da vida e só sai deixando crescer.



VANTAGENS
1. Você fica sem se incomodar com o cabelo por pelo menos 5 meses ou até crescer bem a raiz. Ele estará sempre liso e perfeito quando você quiser sair.
2. Você nunca mais vai precisar de preocupar com chuva.
3. Depois da primeira vez que alisou, não é mais necessário retocar o cabelo inteiro. Das próximas vezes, só precisa retocar a raiz que cresceu.
4. Se o seu cabelo não for tão cacheado, só é preciso alisar a raiz que cresceu a cada 6 meses. Nesse tempo, o cabelo cresceu, aproximadamente, 4 dedos.
5. Ela é mais segura e danifica menos os fios do que a escova progressiva.
6. No meu caso, não fica chapado e dá um aspecto de liso natural ao cabelo. Ninguém nem suspeita de que faço alisamento. 


DESVANTAGENS
1. Demora pelo menos 3 horas para ficar pronto. Se prepare pra ficar com a bunda quadrada.
2. Tem que ficar 2 ou 3 dias sem prender, colocar para trás da orelha, lavar ou suar o cabelo, porque pode deixá-lo marcado ou reduzir a eficácia do alisamento.
3. Apesar de aprovados pela ANVISA, os produtos utilizados no procedimento podem ter nocividade branda e à longo prazo para a saúde. 
4. Dependendo de qual tipo de produto que sua cabeleireira usa, ele pode ter um cheiro super forte que, além de incomodar bastante na hora de fazer, chega a ficar por até 2 semanas na raiz dos fios.
5. Não pode ser feito em cabelos descoloridos, já que o procedimento é muito forte e pode quebrar os fios que já estavam enfraquecidos pela coloração.
6. Não é um procedimento barato. Normalmente eu pago R$ 400 para alisar 4 dedos de raiz a cada 6 meses.
7. Fazendo uma vez, você será obrigada a retocar a raiz eternamente, porque o cabelo que já foi alisado, nunca mais voltará a ser como era antes do alisamento.
8. Apesar de não danificar tanto os fios, o alisamento ainda é considerado um tipo de química, então é recomendado fazer uma boa hidratação depois (mas, sinceramente? eu nunca fiz, hahaha).


CANSEI DO LISO. E AGORA?
Se você fez o alisamento definitivo e se arrependeu, vai ter muito trabalho fazendo hidratação e passando chapinha na raiz, para igualar ao resto do cabelo. Quando o cabelo novo já estiver com um comprimento bom, vale cortar a parte em que foi feito o alisamento.







11 comentários:

  1. Sei como é, mas vale a pena.
    Para termos bons resultados, dá trabalho.

    http://elisandra-drehmer.blogspot.com.br/
    Beijos,
    Elisandra

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post. Eu não sabia que o alisamento definitivo era definitivo MESMO!
    O resultado é muito bom, seu cabelo não parece ter sido alisado!
    Eu fiz uma progressiva anos atrás, na época o cabelo não ficou tão bom, só depois de uns meses começou a tomar forma direito.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei em fazer, mas eu também gosto de cachos. Então melhor só usar a chapinha mesmo. Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, eu durante alguns anos alisava meu cabelo, não conseguia me adaptar a ele natural, sei bem como é maravilhosa vc fik tranquila com relação ao cabelo..rsrs
    Agora já faz uns dois anos que não faço nenhum tipo de quimica nele to deixando natural para descansar um pouco ele tava muito danificado. Mas tem hora que da uma vontade grande de alisar ele de novo..rsrs

    Cantinho da Bete
    Instagram
    Facebook
    Canal You Tube

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post! Super completo. Eu nunca fiz alisamento, mas tenho amigas que fazem e saber as desvantagens é a melhor delas. Porque, vamos combinar que hoje em dia não existe mais isso de "só quem tem cabelo liso é bonito" né? Hoje tá todo mundo assumindo seus cachos, ondulados e crespos, e acho que nessa questão, não se mexe no que a natureza fez, hahahaha! Mas se a pessoa quer muito, aí é outra coisa né?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. muito bacana, falta informação sobre alisamento, pelo menos eu vejo pouco, nem sabia que ele ficava permanente, achei que era semelhante a progressiva

    eu não faria, mas acho legal, é mais prático, realmente

    http://www.novaperspectiva.com/


    ResponderExcluir
  7. É uma mudança radical pra fugir dos cachos! Mas fica lindo!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  8. Eu não consigo, não é algo que eu queira adotar, vivo enrolando o meu cabelo no baby liss quando quero liso coloco chapinha e assim vou vivendo, não dá pra ter nada definitivo ahahahhahaha
    Beijos!
    www.yarasousa.com

    ResponderExcluir
  9. eu tenho o cabelo ondulado e adoro-o ao natural, por isso jamais faria alisamento! de vez em quando aliso, com o ferro, mas só por um ou dois dias :D

    ResponderExcluir
  10. Fiz definitivo (Escova Japonesa) por 10 anos e era feliz, até me mudar para o Brasil e o cabeleireiro estragar todo meu cabelo.
    Hoje em dia, eu mesma faço minha progressiva e está dando certo. Acho que definitivo não encaro mais =D

    Blogdeaventuras.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá....
    Adorei saber sobre esse assunto.
    Até, mais...
    JaqueVirtual.
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir