Culinária: Massa Para Empadão



Quer ter sua "Delícia da semana" publicada aqui no blog? Veja como!

Minha mãe veio passar uns dias aqui em São Paulo comigo e aproveitamos pra fazer a receita de empadão. O recheio foi criado por ela mesma, mas como o post ia ficar muito grande, separei em 2 etapas e coloco a receita do recheio de palmito amanhã!


Ingredientes:

- 1 kg de farinha
- 1 colher de margarina
- 500 ml de óleo (aproximadamente)
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 2 gemas para pincelar a massa

Modo de preparo:

1 - Misture toda a farinha com o sal e a margarina. Faça uma covinha no meio dessa mistura e adicione um pouco de óleo dentro dela.


2 - Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre colocando dentro de buraquinhos no meio da massa. Repita o processo até que a massa fique durinha e possível de se amassar sem que ela desmanche. Por causa disso, o tanto de óleo que indiquei nos ingredientes, pode variar um pouco.


3 - Separe menos da metade da massa para cobrir o empadão depois. O restante, use para cobrir um recipiente que possa ser levado ao forno. Cubra com a massa o fundo e os cantinhos do recipiente.


4 - Despeje o recheio dentro do recipiente coberto com a massa. (Amanhã posto a receita do recheio de plamito!)


5 - Para fechar o empadão, use a massa separada anteriormente no passo 3. Você pode amassá-la com a mão mesmo e ir colocando em cima do recheio. Bata as 2 gemas de ovo e pincele em cima do empadão para ficar douradinho depois de assar (minha mãe inventou de passar só em alguns lugares do empadão pra ficar decorado).


6 - Leve ao forno médio pré-aquecido por mais ou menos meia hora.







Nenhum comentário:

Postar um comentário