Vida Saudável: Substituindo o chocolate por farinha de alfarroba



Eu conheci a dica da alfarroba quando passei uma temporada na casa do meu pai. Por não comer muito chocolate, ainda não senti a necessidade de fazer uma substituição completa em minha alimentação, mas achei super interessante a ideia pra quem não vive sem esse tipo de doce. Além de o gostinho lembrar o do chocolate, a alfarroba tem muitas propriedades funcionais e é bem menos calórica.




O QUE É A ALFARROBA?
Alfarroba é uma vagem comestível, proveniente da alfarrobeira: árvore selvagem do Mediterrâneo. A polpa da planta é torrada e moída em pó, dando origem à farinha que pode substituir o chocolate em receitas. Seu sabor é adocicado e menos amargo do que o cacau, utilizado na produção do chocolate. Apesar do gosto semelhante, a alfarroba não é chocolate e exige certo tempo pro paladar se acostumar.

Dentre todos os seus benefícios, a alfarroba é recomendada para pessoas alérgicas (não contém glúten e lactose) e diabéticos, devido ao baixo índice glicêmico.


CACAU X ALFARROBA
A alfarroba tem ganhado preferência na culinária por conter uma miníma quantidade de gordura, diferentemente do cacau. Apesar de ser rica em açúcares naturais (glicose, frutose e sacarose), ela é considerada de baixa caloria, porque quase não tem gordura. Essa farinha apresenta 0,7% de gordura, enquanto o cacau possui até 23%. Além disso, também é livre de cafeína e teobromina, estimulantes presentes no cacau.


ONDE COMPRAR?
Ainda é um pouco difícil de encontrar a alfarroba, mas normalmente é comercializada em lojas de produtos naturais e mercados grandes. Um frasquinho de 100g custa em torno de R$ 12. Site especializados como a Natue tem várias opções de produtos com alfarroba.


RECEITA: BRIGADEIRO DE COLHER COM ALFARROBA
A receita deste brigadeiro é muito semelhante à receita comum, feita com achocolatado. Basta levar ao fogo baixo 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga ou margarina vegetal e 4 colheres de farinha de alfarroba. Mexa sempre, até que a massa ganhe consistência e o fundo da panela comece a aparecer. Pra quem preferir, dá pra enrolar e dispor em forminhas.




Vocês já provaram alguma receita feita com a farinha de alfarroba, meninas? É claro que o sabor do brigadeiro não é o mesmo do tradicional, mas ainda assim fica muito gostoso. Quero muito testar outras receitas, então se tiverem alguma dica, deixem aqui nos comentários.







9 comentários:

  1. Olha, não sabia dessa farinha e não sabia da substituição! Vou procurar para provar haha
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Rubia minha linda, eu nunca havia falado falar nesse tal de alfarroba. Fiquei me sentindo de outro planeta rs.
    Mas amei a dica. Vou ver se encontro por aqui para comprar.

    Beijos ♥
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa amada adorei as informações!
    Não conhecia, aqui é uma coisa de louco achar essas coisas mas vou procurar mesmo assim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uau, pra quem é alérgico ou tá de dieta é uma boa pedida mesmo, hein! Mas já eu também não sou muito chegada em chocolate então já viu hahaha
    Ótima dica!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Saudações Rubia! Bacana essa informação! É bom para quem tem diabetes e hipertensão. Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  6. ja comi alguns chocolates de alfarroba e acho bem gostosos sim, bem mais saudaveis, sem tanto açucar etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Não recomendo os da Jequiti. Eles não têm nada de mais! hahaha!

    Nunca provei nada com essa farinha. Mas fiquei curiosa! Vou procurar.

    Ótima quinta, Rubia!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  8. Nunca usei, nem conhecia! Vou procurar para experimentar
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir